Estremoz é a “cidade branca” do Alentejo. Reconhece-se ao longe pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem.
O epíteto de “cidade branca” deve-se, para além da cor do casario, às jazidas de mármore branco, o célebre “Mármore de Estremoz”, que tornou a cidade conhecida a nível internacional. A extração desta matéria-prima no Alentejo faz de Portugal o segundo maior exportador do mundo, contribuindo Estremoz com cerca de 90% do total de mármore
Entre muitos outros lugares históricos de destaque em Estremoz, estes são de visita obrigatória:
- Castelo de Estremoz;
- Convento dos Congregados;
- Igreja de Santa Maria e Santiago;
- Torre das Couraças;
- Capela da Rainha Santa Isabel;
- Largo do Gadanha;
- Café Águias d’Ouro;
- Fonte das Bicas;
- Capela de Nossa Senhora dos Mártires e o Claustro da Misericórdia
É de notar que a cidade de Estremoz está dividida em duas zonas bem demarcadas, de belezas e encantos distintos. Uma é a zona baixa e comercial, chamada “vila nova”, que se prolonga pela área plana da cidade.A outra, a “cidade velha”, situa-se na zona alta, junto ao Castelo, onde se chega por entre ruas labirínticas e sinuosas.
Do castelo de Estremoz destaca-se a imponente Torre de Menagem, ou Torre das Três Coroas, com cerca de 28m de altura, feita de mármore claro. É considerada uma das mais belas Torres de Menagem de Portugal. Este castelo serviu ainda de quartel-general às tropas de D. Nuno Álvares Pereira, na Batalha dos Atoleiros, em 1384.
Estremoz é ainda associada à Rainha Santa Isabel e a sua lenda. Conta-se que certo dia, a rainha D. Isabel distribuía pão aos pobres quando D. Dinis a surpreendeu, perguntando-lhe o que levava no regaço, a rainha temendo a ira de seu marido, respondeu “São rosas, Senhor, são rosas!”, e do seu colo caíram rosas conforme dissera. Foi assim que ficou conhecido o milagre das rosas, pois o pão que a rainha trouxera e distribuía se transformara em belas rosas. Esta lenda levou a que D. Isabel fosse apelidada de Rainha Santa, pela sua generosidade, bondade e amor ao próximo.
Estremoz localiza-se a cerca de 45km da Quinta