Crato

Terá sido povoada inicialmente pelos cartagineses por volta do ano 500 a.C. Esteve sob domínio dos godos e dos árabes. Conquistada aos mouros em 1160, por Afonso Henriques. Em 1232 o Rei D. Sancho II doou a povoação do Crato à Ordem de Malta também designada de Ordem dos Hospitalários ou mesmo Cavaleiros Hospitalários. Recebeu forais de Mem Gonçalves, Prior do Crato, em 1232, e de D. Manuel I, em 1512.

A vila perdeu importância militar a partir de 1662, quando o exército espanhol incendiou e saqueou o castelo e a vila. Na altura, perderam-se os documentos existentes sobre a Ordem de Malta.

O Município do Crato tem a oferecer a antiga casa dos grão-priores (modificada); a igreja matriz (também muito diferente da original, apresenta uma imagem da Senhora da Piedade, trazida da ilha de Rodes pelos Cavaleiros Hospitalários); as ruínas do castelo (quase destruído em 1662); a igreja paroquial de Vale do Peso (esculturas dos séculos XV e XVI); a igreja do Monte da Pedra (século XVII); a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso (onde funciona o museu municipal); as antas do Crato e de Aldeia de Mata e o Penedo da Caraça.

O património mais importante da região é o mosteiro de Flor da Rosa, também denominado de Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa ou Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa.

Classificado como monumento nacional desde 1910, é a antiga residência dos priores do Crato, onde se pode encontrar o  túmulo do fundador D. Álvaro Gonçalves Pereira, pai de D. Nuno Álvares Pereira.

Foi em 1340 que a sede da Ordem do Hospital foi alterada de Leça do Balio ou de Belver, para o Crato, tendo logo o Prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira decidido fundar uma capela na localidade. Com o crescimento da Ordem é então erguido este Mosteiro, casa-mãe da Ordem em Portugal, fundado em 1356  é o mais importante monumento da região e um dos mais emblemáticos exemplos de Mosteiro fortificado existentes em Portugal. A partir do século XVI a Ordem do Hospital passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que ainda hoje conserva.

O Município do Crato encontra-se a cerca de 25km da Quinta.